INICIADA A OBRA DE REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA DO ROSÁRIO

Mais um patrimônio da cidade está recebendo atenção especial do Departamento Municipal de Cultura e Turismo. Desta vez, a Praça José Modesto Sobrinho (Praça do Rosário) é alvo de intervenção que visa sua completa revitalização. A obra começou no dia 1º de outubro e prevê a realização de manutenção e reparos nos passeios, mobiliários urbanos, paisagismo e chafariz. A revitalização será realizada com recursos do FUMPAC - Fundo Municipal de Patrimônio Cultural e é uma iniciativa da Administração Municipal em parceria com o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural - COMPAHC.
Tomando-se como diretriz principal o fato do espaço em questão corresponder a um bem tombado, foi elaborada uma proposta de intervenção que valorizasse os elementos que compõem sua identidade.
Para o Diretor de Cultura e Turismo, Guilherme Pereira, as praças representam a imagem da cidade. “A Praça José Modesto Sobrinho é um verdadeiro patrimônio do município e de seu povo. Esse projeto vai devolver a Praça para a população, voltando a ser um local de convívio e lazer. Além disso, estamos dando continuidade à nossa política de preservação e manutenção de nossos bens culturais tombados, como já foi feito com a Igreja Matriz Senhor Bom Jesus dos Perdões, Igreja Nossa Senhora do Rosário, Prédio da 1ª Prefeitura (atual sede da Biblioteca Pública Municipal Francisca Andrade Pereira) e Prédio do 1º Fórum/Cadeia (atual sede do Museu Municipal Joaquim de Bastos Pereira - 1º Piso e sede da estação da Rádio VertSul FM - 2º Piso). Preservar o nosso Patrimônio Histórico é valorizar a nossa história, a memória dos mais saudosos e proporcionar a todos uma cidade mais bonita e bem cuidada”, declarou.

HISTÓRICO DA PRAÇA JOSÉ MODESTO SOBRINHO - PRAÇA DO ROSÁRIO

Em 1898 com a chegada da água canalizada em Perdões foram construídos o chafariz e a primeira caixa d'água na área da praça. Em 1944, o Prefeito Dr. Samuel Alvarenga construiu a praça oficialmente. O nome dado é uma homenagem ao segundo administrador político de Perdões. A praça que mais tarde ganhou apelido de Praça do Rosário foi revitalizada na administração 1993/1996 do então Prefeito Hamilton Resende Filho. O trabalho buscou resgatar a beleza rústica e original da Praça que na ocasião da revitalização estava bastante descaracterizada.
O tombamento da Praça José Modesto Sobrinho foi realizado em 24 de fevereiro de 2003, conforme Decreto de Tombamento nº 1.777.