5º SEMINÁRIO IGREJA E BENS CULTURAIS FOI REALIZADO EM BH

A Comissão de Bens Culturais do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com o Sistema ANIMA/PUC Minas, realizou na última semana, em Belo Horizonte-MG o 5º Seminário Igreja e Bens Culturais - Evangelização e Preservação. O Diretor do Departamento Municipal de Cultura e Turismo, Guilherme Pereira, a Diretora do Departamento Municipal de Engenharia, Márcia Resende Freire e a Presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Perdões, Olinda Teixeira Macedo participaram deste encontro que teve como objetivo refletir sobre a conservação e preservação do patrimônio cultural, artístico, histórico e religioso da Igreja no Brasil. A programação do seminário teve palestras e mesas redondas com abordagens de temáticas nas áreas de direito patrimonial cultural, técnicas de conservação e restauração de bens móveis e imóveis, arquivos, conservação e preservação de museus e memoriais e constituições e regimentos das Comissões de Bens Culturais da Igreja. A abertura do encontro, na noite de segunda-feira (22), aconteceu na Igreja São José, no centro de BH, com apresentação da obra de restauro e visita guiada com a professora Maria Regina Reis Ramos. Já o encerramento foi quinta-feira (25), com visita guiada ao Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, e celebração Eucarística na Matriz de Nossa Senhora da Conceição. A missa foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Juiz de Fora e vice-presidente da Comissão de Bens Culturais do Leste 2, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada pelo bispo diocesano de Oliveira e presidente da Comissão de Bens Culturais do Leste 2, Dom Miguel Ângelo Freitas Ribeiro.