Secretária de Saúde participa de Congresso Nacional em Brasília

Elizane teve reunião exclusiva com Dilma

  • Sexta-Feira, 19 de julho de 2013
  • Saúde

A secretária municipal de Saúde de Perdões, Elizane Aparecida Bernardes Vilela, esteve em Brasília para participar do XXIX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e do X Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não-Violência. Elizane e secretários de saúde de mais de 5 mil municípios de todo o país debateram o tema “Responsabilidade interfederativa no SUS: Desafios e agenda dos municípios”.

O Congresso também comemorou os 25 anos do SUS, o que justifica uma discussão ainda mais aprofundada sobre problemas e soluções para a saúde pública brasileira, especificamente o nosso Sistema Único de Saúde, que ainda enfrenta problemas.

Em seu discurso, o presidente do CONASEMS, Antônio Carlos Figueiredo Nardi, agradeceu a presença de todos. Ele disse também que a reunião é muito importante para os governos “solidificarem cada vez mais essa luta por um SUS público, universal e integral”.

A presidente Dilma Rousseff e o ministro da saúde, Alexandre Padilha, também participaram do Congresso, onde anunciaram o “Pacto Nacional pela Saúde”.

A secretária de Saúde de Perdões participou de oficinas, seminários, lançamentos de publicações, painéis, mesas redondas e outras atividades, em Brasília. De acordo com ela, o “evento é uma ótima oportunidade de troca de ideais com gestores de todo o país, outros trabalhadores da saúde, pesquisadores, usuários dos serviços e demais atores que constroem a saúde pública brasileira”.

O 29º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde terminou com o ato político feito pelo Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública - Saúde + 10. O movimento reuniu mais de 1,5 milhão de assinaturas para pedir ao Congresso a aprovação de projeto de lei de iniciativa popular que vai garantir o repasse de 10% da receita corrente bruta da União para a saúde.

A secretária Elizane ressaltou que Perdões colheu milhares de assinaturas para reforçar a campanha por mais recursos federais na saúde.

No encerramento do Congresso e entre mais de cinco mil secretárias municipais de Saúde, Elizane foi escolhida para fazer parte de uma comissão de 40 secretários que tiveram uuma reunião exclusiva com a presidente Dilma Rousseff com o objetivo de cobrar mais recursos do Governo Federal para a saúde dos municípios, principalmente dos mais pobres.

Esse site usa cookies. Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Política de Privacidade