Secretaria de Saúde intensifica ações de prevenção à dengue

Agentes estão fazendo mutirão de limpeza

  • Terça-Feira, 28 de outubro de 2014
  • Saúde

A dengue continua sendo um grande desafio para as autoridades de saúde do Brasil e de outros países. Em Perdões, a guerra ao mosquito Aedes aegypti não para.

O trabalho dos agentes da Vigilância Epidemiológica Municipal é realizado pelo sistema de zoneamento, onde cada agente fica responsável pela vistoria de 800 a 1000 imóveis por ciclos, num total de seis ciclos bimestrais durante o ano epidemiológico. O objetivo deste sistema é melhorar a qualidade do trabalho, obter melhor vínculo com a comunidade e conhecer melhor os problemas e as soluções no combate à dengue. Neste sistema de zoneamento, o agente também faz uma visita, a cada 15 dias, a pontos estratégicos (locais que oferecem maior risco de proliferação de mosquitos), com aplicação de inseticida residual, conforme a necessidade. Confira outros pontos importantes das ações da Secretaria Municipal de Saúde de Perdões contra a dengue. Supervisão: torna-se necessário realizar com o objetivo de verificar as falhas durante o trabalho. Vigilância Ambiental: recolhimento de pneus para o Ecoponto Municipal e destino ecologicamente correto através de logística realizada pela empresa Reciclanip, conforme legislação vigente. Mutirão de limpeza: Nos últimos dois meses, os agentes da Vigilância Epidemiológica estão realizando novos mutirões de limpeza para evitar os focos do mosquito da dengue em vários bairros da cidade. De agosto até agora, já foram recolhidos mais de 100 toneladas de lixo e entulho nessas operações do mutirão. Além disso, a Secretaria Municipal de Obras também tem dado suporte no combate à dengue com a limpeza do principal ribeirão que corta a cidade. O trabalho educativo segue com a divulgação da campanha em rádios locais, jornal e palestras educativas em escolas. O que a população pode fazer para ajudar na prevenção contra a dengue? Fazer uma vistoria periódica em sua residência verificando qualquer local que possa parar água. Quem estiver trabalhando no setor de construção civil (pedreiros, serventes, engenheiros, arquitetos e proprietários), orientar e eliminar criadouros durante todo o processo de construção ou reforma. Não jogar lixo no ribeirão, terrenos baldios e áreas verdes. Receba bem o agente. Qualquer informação Disque Epidemiologia 3864-7249.

Esse site usa cookies. Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Política de Privacidade