Prefeitura de Perdões divulga detalhes sobre os cursos do PRONATEC

Serão 150 vagas distribuídas em cinco cursos

Diante da grande procura pelas informações sobre o PRONATEC, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, a Prefeitura de Perdões resolveu dar mais detalhes sobre os cinco cursos que foram liberados pelo Ministério da Educação.

De acordo com o anúncio feito, no último sábado (20/07), pelo prefeito Fernando Piau, o MEC disponibilizou para o nosso município os cursos de: auxiliar administrativo, auxiliar de contabilidade, auxiliar de recursos humanos, bombeiro civil e cuidador de idosos.

Anteriormente, foi divulgado que alguns desses cursos seriam técnicos, porém, a informação foi corrigida pela própria comissão do MEC responsável pelo PRONATEC na região. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Lourival dos Santos Júnior, o Juninho, esclarece que o conteúdo programático e o certificado de cada curso não serão alterados com esta mudança na nomenclatura.

Confira a descrição de cada um dos cinco cursos do PRONATEC que serão oferecidos em Perdões, conforme consta no site do programa:

Auxiliar Administrativo - Atua nos processos administrativos de empresas urbanas e rurais, executando atividades de apoio nas áreas de recursos humanos, finanças, produção, logística e vendas, observando os procedimentos operacionais e a legislação.

Carga Horária: 160 horas Escolaridade Mínima: Ensino Médio Incompleto

Auxiliar de Contabilidade - Organiza documentos e efetua sua classificação contábil. Gera lançamentos contábeis, auxilia na apuração dos impostos, concilia contas e preenchimento de guias de recolhimento e de solicitações, junto a órgãos do governo. Emite notas de venda e de transferência entre outras. Realiza o arquivo de documentos.

Carga Horária: 160 horas Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental Completo

Auxiliar de Recursos Humanos - Executa rotinas de processos administrativos do setor de Recursos Humanos de uma empresa. Realiza atividades de apoio ao planejamento, execução, avaliação e controle dos processos de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desenvolvimento, avaliação de desempenho, progressão funcional, cargos, salários e benefícios.

Carga Horária: 160 horas Escolaridade Mínima: Ensino Médio Incompleto

Bombeiro Civil - Desenvolve atividades operacionais de bombeiro. Atua em situações emergenciais em que se necessite de primeiros socorros. Previne e combate incêndios, visando preservar a vida, o patrimônio e o meio ambiente. Identifica e acondiciona produtos que podem causar riscos à coletividade.

Carga Horária: 210 horas Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto

Cuidador de Idoso - Cuida da higiene, conforto e alimentação do idoso, observando possíveis alterações no estado geral. Zela pela integridade física do idoso, presta primeiros socorros e promove atividades de entretenimento.

Carga Horária: 160 horas Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental Completo

Fonte: http://pronatec.mec.gov.br/fic/

Mais informações

As aulas começam no próximo dia 22 de agosto e devem ir até meados de novembro. A princípio, as aulas serão de segunda-feira a sexta-feira das 19h às 22h30, na Escola Municipal Padre Pedro Machado.

O que o Pronatec vai oferecer aos alunos?

Além da formação profissional, os perdoenses que serão selecionados para os cursos do PRONATEC vão receber o chamado auxílio estudantil para custear alimentação (lanche leve) e transporte, de modo a viabilizar a participação no curso. Mas é importante lembrar que o PRONATEC não oferece benefício financeiro aos participantes.

Como será feita a seleção dos alunos?

O PRONATEC atenderá prioritariamente três públicos: Primeiro, pessoas inscritas no Cadastro Único, ou sejam, perdoenses que recebem benefícios de programas sociais, como por exemplo, o Bolsa Família. O segundo público alvo são estudantes do ensino médio da rede pública de ensino, inclusive os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos). E em terceiro lugar serão os perdoenses desempregados e que estejam recebendo o seguro-desemprego.Todos devem ter mais de 16 anos.

Como foi estabelecida esta parceria?

A Prefeitura de Perdões cede a estrutura física para as aulas práticas e teóricas. Ou seja, estamos emprestando as dependências da Escola Municipal Padre Pedro Machado para o Pronatec. Já o Governo Federal é quem vai selecionar e pagar os professores, além de arcar com os outros custos do programa.

Os cursos do PRONATEC são pagos?

Não. Os cursos do PRONATEC são totalmente gratuitos.

Inscrições

Os perdoenses interessados devem procurar o Telecentro Municipal, que fica no mesmo prédio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. O atendimento lá é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h. A pessoa precisa levar todos os documentos pessoais, como carteira de identidade, CPF, Carteira de Trabalho e comprovante de endereço.