Quinta-Feira, 18 de janeiro de 2024
No seu programa semanal de rádio, no último dia 20 deste mês, o prefeito Fernando Piau anunciou a adesão de Perdões ao SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Ele explicou que o serviço será acionado pelo telefone 192, cuja central será instalada em Varginha para atender 153 municípios do Sul de Minas, onde vivem mais de 2,5 milhões de pessoas.
Com o SAMU, em casos acidente de trânsito com gravidade, suspeita de infarto / AVC (Acidente Vascular Cerebral) e outras ocorrências mais graves, o perdoense poderá ser atendimento por uma ambulância com UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) com equipe de médicos e enfermeiros especializados em atendimento de urgência e emergência. Basta discar 192 e a central em Varginha irá avaliar a necessidade de enviar para cá essa ambulância ou uma de simples remoção.
Na mesma edição do “Fala, Prefeito!”, a secretária municipal de Saúde, Elizane Bernardes Vilela, ressaltou que a adesão de Perdões ao SAMU regional vai resultar em economia para os cofres públicos do município. Isso porque, hoje em dia, em casos graves a Prefeitura precisa contratar uma ambulância particular para transferir o paciente para um hospital especializado. Com o SAMU, o paciente ainda terá mais chances de recuperação e sobrevivência, já que o serviço funciona como uma porta de entrada na rede pública de saúde. Ou seja, o paciente atendido pelo SAMU tem garantia de entrada em algum hospital da região sem a necessidade de esperar por vaga.
A secretária de Saúde também explicou que, com base nas informações recebidas nas reuniões com a Gerência Regional de Saúde, o tempo médio de atendimento a um paciente de Perdões e de outras cidades será de 20 minutos. Essa agilidade será possível porque haverá uma ambulância na região à espera de um chamado da central de Varginha.
O SAMU Sul de Minas será administrado pelo CISSUL (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas). Ele vai disponibilizar ambulâncias para 34 municípios e cerca de 30 hospitais já estão credenciados.
Durante o “Fala, Prefeito”, a secretária Elizane havia dito que a previsão de inauguração do SAMU seria dia 1º de outubro deste ano, conforme havia sido divulgado pelo consórcio. Porém, na última quinta-feira (25), o presidente do CISSUL, João Paulo Ribeiro, emitiu um comunicado informando sobre o adiamento da data para o próximo dia 31 de outubro.
Outra boa notícia é que haverá uma enfermeira de Perdões na equipe do SAMU Regional. Priscila Freire Pereira foi aprovada no concurso público realizado pelo CISSUL para preenchimento das vagas da sub-regional Lavras. Parabéns, Priscila!
Agora, o povo de Perdões aguarda a inauguração do SAMU Regional, que foi adiada para o dia 31 de outubro deste ano. Só depois desse evento, é que as ambulâncias começarão a atender os moradores dos 153 municípios da macrorregião do sul de Minas.
Em breve, os perdoenses terão mais um meio de atendimento em caso de urgência e emergência, além do excelente trabalho prestado pela Santa Casa de Misericórdia.
Quinta-Feira, 18 de janeiro de 2024
Sexta-Feira, 15 de dezembro de 2023
Segunda-Feira, 06 de novembro de 2023
Segunda-Feira, 02 de outubro de 2023
Terça-Feira, 26 de setembro de 2023
Terça-Feira, 12 de setembro de 2023
Quinta-Feira, 20 de julho de 2023
Quinta-Feira, 20 de julho de 2023
Terça-Feira, 11 de julho de 2023
Terça-Feira, 11 de julho de 2023
Esse site usa cookies. Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Política de Privacidade