Perdões terá o “Brasil Sorridente”

É o maior programa de saúde bucal do mundo

• Terça-Feira, 23 de dezembro de 2014
  • Saúde

O prefeito Fernando Piau anunciou, no último sábado (20), que Perdões receberá o programa “Brasil Sorridente”, do governo Federal. Ele é o maior programa público de saúde bucal do mundo. A secretária municipal de Saúde, Elizane Bernardes Vilela, explica que o Programa Brasil Sorridente faz parte da Política Nacional de Saúde Bucal e prevê uma série de ações para facilitar e ampliar o acesso da população ao tratamento odontológico gratuito aos brasileiros por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). De acordo com o prefeito Fernando Piau, o programa deverá entrar em funcionamento no começo do ano que vem. Entre as medidas do Brasil Sorridente, destacam-se as ações de promoção e prevenção, a implantação dos Centros de Especialidades Odontológicas e a reabilitação protética, por meio dos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias. De acordo com o governo federal, no Brasil Sorridente os pacientes fazem tratamento de canal (endodontia), gengiva e ossos (periodontia); câncer bucal (estomatologia); cirurgias mais complexas; confecção de peças provisórias, resinas e próteses. Além disso, há atendimentos específicos para crianças (odontopediatria) e pacientes com necessidades especiais (físicas e mentais). A secretária municipal de Saúde, Elizane Bernardes Vilela, disse que o objetivo maior do Brasil Sorridente é garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população brasileira.