Perdões realiza III Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa

''Professores, não façam cara de cemitério!''

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de Perdões realizou, na noite de 26 de novembro, no salão nobre Zé Silva da Escola Dulce Oliveira, o III Seminário do PNAIC (Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa) que é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, Estadual e Municipal de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

O evento, que contou com a presença do prefeito Fernando Piau, da primeira-dama Vera Lúcia (presidente do Latemp) e da secretaria municipal de Educação, Cultura e Turismo, Maria do Socorro Rezende Freire, foi a metodologia utilizada para socializar experiências de alfabetização e formação de professores ligados ao programa.

No discurso de abertura, o prefeito Fernando Piau parabenizou a equipe envolvida no PNAIC que garante uma educação de qualidade desde o período de desenvolvimento das crianças. Ele também falou da situação financeira do Município de Perdões - que assim como todas as prefeituras da região e do país - passa por problemas, mas garantiu que está fazendo de tudo para que o pagamento dos servidores seja efetuado sem atraso, sem prejudicar os serviços básicos.

Ao lado de dezenas de professores, diretores de escolas e outros profissionais da área, a secretária de Educação, Maria do Socorro Rezende Freire, falou sobre a difícil arte de estudar a si mesmo. Como somos pequenos diante do universo que habitamos e grandes e únicos para Deus. Maria do Socorro ainda ressaltou a importância da figura do professor na vida dos alunos, da família perdoense. "Devemos marcar a vida das pessoas, porque a vida é muito curta para ser pequena", completou a secretária de Educação.

Este ano o palestrante do Seminário do PNAIC foi o padre Jorge Pereira de Souza Júnior. Ele falou sobre o tema “O caráter divino e humano da docência” e abordou a "Parábola do Semeador" do Evangelho de Mateus.

O vigário da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões explicou que Jesus era um mestre, um grande professor que sempre ensinava algo aos que caminhavam com Ele, sempre estava a ensinar. Porém, apesar de toda a sua grandeza, Jesus - o professor de Nazaré - ensina coisas muito importantes, mas de uma maneira muito simples.

Padre Jorge falou ainda que precisamos ser aquilo que nós somos, precisamos nos empenhar para começar 2016 com fôlego novo, com planos, projetos novos e à disposição para mudar. O religioso também deixou muitos recados para os professores da Perdões, como por exemplo: arrisquem, não tenham medo. Peçam coragem a Deus. Vão atrás daquele "aluno que não quer nada".

Por fim, padre Jorge lembrou alguns ensinamentos do Papa Francisco: "Professor, cuidado com a cara de cemitério!"

Na sequência, a orientadora do PNAIC, professora Laís Silva Ribeiro, exibiu alguns vídeos com histórias vivenciadas por professores e alunos que fizeram parte desta etapa do Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa.

A decoração do Salão Nobre Zé Silva ficou por conta dos trabalhos feitos pelos alunos do PNAIC, tanto das escolas públicas quanto das particulares. São materiais recicláveis que viraram brinquedos pedagógicos que podem ser usados nas salas de aula.

"Só desperta paixão de aprender, quem tem paixão para ensina". Paulo Freire