Perdões é destaque em ranking de eficiência na gestão pública

Prefeitura entrega mais saúde, educação e saneamento com menos recursos


Depois de ótima colocação no ranking nacional de educação, Perdões é destaque no Ranking de Eficiência dos Municípios elaborado pelo “Jornal Folha de São Paulo”. Essa ferramenta inédita mostra quais prefeituras entregam mais serviços básicos à população usando menor volume de recursos financeiros.

Num universo de mais de 5.200 cidades que disponibilizaram seus dados para o Instituto Datafolha, Perdões ficou na colocação 183.

O atual governo municipal de Perdões se sobressai entre as administrações públicas que usam melhor os recursos financeiros em educação, saúde e saneamento, além da questão da transparência.

O prefeito Fernando Piau avalia que essa excelente colocação de Perdões no Ranking de Eficiência dos Municípios é resultado do esforço de toda a sua equipe para fazer muito com muito pouco. Ele cita que na educação, por exemplo, Perdões está entre as 500 cidades que compõem o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira, sendo destaque nacional. Além disso, a qualidade do ensino na rede municipal só cresceu nos últimos 4 anos, conquistando boas notas nas provas aplicadas pelo MEC (Ministério da Educação) e pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Piau ainda ressalta que a Prefeitura vai inaugurar nos próximos meses uma enorme e moderna creche no bairro Palestina que vai atender mais de 300 crianças de até 5 anos de idade. Só esse investimento é de mais de R$1.800.000,00. Isso sem contar que há mais de 20 anos a cidade não constrói uma escola.

No âmbito da saúde, o prefeito Fernando Piau destaca a construção de dois novos postos: UBS (Unidade Básica de Saúde) da Cohab I e UBS da Palestina, a adesão de Perdões ao SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) que dispõe de ambulância com UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e até helicóptero para casos de alta gravidade, o aumento de 30% no repasse à Santa Casa, que hoje recebe da Prefeitura cerca de R$130 mil por mês, a manutenção dos medicamentos da Farmácia Municipal, entre outras melhorias.

Na questão do Saneamento, destaca-se o desenvolvimento do Plano Municipal de Saneamento Básico com propostas para o tratamento da água, esgoto e resíduos sólidos.

Perdões também sai na frente com a criação do Portal da Transparência, além de importantes ferramentas de comunicação para levar à população as informações do Poder Executivo Municipal como a atualização diária do site oficial (www.perdoes.mg.gov.br), criação da Página Oficial no Facebook e a criação do programa semanal de rádio “Fala, Prefeito”.

Como resultado de toda essa política de fazer mais com menos, Perdões figura no Ranking de Eficiência dos Municípios à frente de cidades do mesmo porte e até maiores, como Santo Antônio do Amparo (583º), Campo Belo (320º), Bom Sucesso (973º), Nepomuceno (3.347º), Cana Verde (3.723º), Varginha (686º), Poços de Caldas (380º), Três Corações (904º), Betim (1.690º), Contagem (947º), e ganha até de Belo Horizonte, que aparece em 439º lugar neste ranking elaborado pela Folha de São Paulo/Datafolha.

E quem ganha com tudo isso é a população perdoense que ganha serviços públicos com qualidade e eficiência.

ACESSE ORANKING:

http://www1.folha.uol.com.br/remf/#/municipio/183/perdoes

Esse site usa cookies. Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Política de Privacidade