Perdões debate políticas da Assistência Social e funcionamento do SUAS

Sistema Único de Assistência Social


Vários setores da sociedade perdoense marcaram presença, na última quinta à tarde, na IX Conferência Municipal de Assistência Social de Perdões, realizada no Comemorare. Em debate estava o tema "A Gestão e do Financiamento na efetivação do SUAS, Sistema Único de Assistência Social”.

No discurso de abertura, o secretário municipal de Assistência Social, Renan Rezende Siqueira, destacou a importância de todos os perdoenses, inclusive dos usuários dos CRAS I e II e do CREAS, nesta discussão para que o SUAS funcione plenamente em nosso município e atenda, de fato, os perdoenses mais necessitados e em situação de vulnerabilidade. Renan também chamou atenção para o trabalho de “aprimoramento de uma política da qual depende a melhoria da qualidade de vida das parcelas mais vulneráveis da sociedade perdoense, colocadas nas condições mais extremadas de risco social e pessoal”.

O prefeito Fernando Piau voltou a reforçar que sua equipe de governo está altamente comprometida para atender aos anseios da população e que a área da Assistência Social é uma de suas prioridades nestes quatro anos, “porque é preciso diminuir as desigualdades sociais que Perdões e o resto do país ainda enfrentam em pleno século 21”.

Depois da leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência feitos pelo presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, João Carlos Alvarenga, os participantes acompanharam a bela apresentação de um tango com Valdir e Nilza, usuários do Sistema.

Para alimentar o debate do tema central da Conferência, o professor e sociólogo Clayton Pereira explanou sobre os seis eixos: O Cofinanciamento obrigatório da Assistência Social, Gestão do SUAS: Vigilância socioassistencial, processos de planejamentos, monitoramento, e avaliação, Gestão do trabalho, Gestão dos serviços, programas e projetos, Gestão dos benefícios no SUAS e Regionalização.

No intervalo da Conferência, os meninos e meninas atendidos pelo Latemp voltaram a encantar os perdoenses com a apresentação da “Dança dos arcos floridos”, uma tradição dos europeus e que foi trazida à Perdões pelo professor Geraldo. Ao mesmo tempo, os participantes puderam conhecer um pouco do trabalho realizado pelos perdoenses que são atendidos pelos CRAS I e II numa exposição que foi montada no salão do Comemorare.

Na volta aos trabalhos, os participantes foram divididos em seis grupos para debater os seis eixos da Conferência e propor sugestões para o melhoramento do SUAS em nosso município. Além disso, essas propostas serão levadas as outras etapas da Conferência Nacional da Assistência Social.

Como manda o regulamento da Conferência, foi feita a plenária final para aprovação ou não das propostas colocadas em discussão pelos seis grupos e depois foi realizada a eleição dos delegados que irão representar Perdões na Etapa Regional. Para esta função, foram eleitos:

Representantes da área governamental:

Renan Rezende Siqueira - Gestor da Assistência Social

Cláudia Aparecida Martins - Conselheira do Conselho Municipal de Assistência Social

Vera Luíza Bartels Fernandes - Representante entidade CERSAM

Representantes da sociedade civil:

Haraíve Betsabá Zaidan Simões - Conselheira Tutelar

Adriano Augusto Silvério Montes - usuário CRAS II

Rossana Maria Barbosa Santos - usuária CRAS II

No encerramento da IX Conferência Municipal de Assistência Social de Perdões, o secretário Renan reforçou que “a nova administração municipal não medirá esforços para contribuir com a consolidação e o aprimoramento do SUAS, Sistema Único de Assistência Social, em nossa querida cidade de Perdões”.

Esse site usa cookies. Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Política de Privacidade