OBRAS DE CONSERVAÇÃO E REVITALIZAÇÃO DE QUATRO BENS CULTURAIS TOMBADOS DE PERDÕES ESTÃO SENDO FINALIZADAS

Em novembro, a Prefeitura Municipal, através do Departamento Municipal de Cultura e Turismo e com a aprovação do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Perdões iniciou as obras de conservação e revitalização de imóveis relacionados ao patrimônio cultural da cidade, com o objetivo de preservar a integridade arquitetônica dos locais e manter as estruturas em boas condições. No total, são realizados trabalhos em quatro imóveis: Igreja Nossa Senhora do Rosário, Igreja Matriz Senhor Bom Jesus dos Perdões, 1ª Prefeitura de Perdões (atual Biblioteca Municipal Francisca Andrade Pereira) e 1º Fórum/Cadeia (atual sede do Museu Municipal Joaquim de Bastos Bandeira e da Rádio VertSul FM).
Os quatro imóveis integram aos bens culturais tombados da cidade, e contêm características que representam o estilo arquitetônico e a importância cultural para o município. O Diretor do Departamento Municipal de Cultura e Turismo, Guilherme Pereira, explica que todos os locais passam por revitalizações em decorrência de danos naturais causados por anos de uso e exposição ao clima.
“Preservar o Patrimônio Histórico e Cultural faz com que as marcas da nossa história se perpetuem no tempo. E para preservar estes imóveis que têm tanta importância para a nossa cidade, é necessário fazer um esforço para respeitar o seu aspecto e beleza originais e tendo em mente essa importância de preservação e conservação é que as obras estão sendo realizadas com todo cuidado e empenho para que as características desses bens sejam mantidas. As obras de conservação da Igreja Nossa Senhora do Rosário e da Igreja Matriz Senhor Bom Jesus dos Perdões tem sido realizadas de acordo com as orientações do Bispo da Diocese de Oliveira, Dom Miguel Ângelo Freitas Ribeiro que tem um carinho especial por Perdões e pelo Patrimônio que aqui possui. Os trabalhos de pintura dos quatro bens estão chegando ao fim e em breve faremos a entrega das obras”, explica Guilherme.
De acordo com o prefeito de Perdões, Hamilton Resende Filho, a preservação e revitalização dos itens que integram o patrimônio cultural da cidade são ações essenciais do Governo Municipal, mas dependem também da participação e da colaboração dos cidadãos. “É muito importante promover obras que deixam viva a tradição da nossa Perdões.
Isso permite ensinar aos jovens sobre os valores passados até nós pelas nossas famílias, ao longo de gerações. Todos nós temos algo a ganhar e a aprender com a valorização destes imóveis. A Igreja Matriz e a Igreja do Rosário, por exemplo, são alguns dos pontos mais conhecidos e tradicionais do município. Com tudo isso, fica evidente a necessidade de todos contribuirmos para respeitar e preservar estes locais tão emblemáticos da nossa riqueza cultural”, destaca o chefe do Executivo.

Preservar o Patrimônio Histórico e Cultural é preciso.