Mais de 100 alunos participam da aula inaugural do PRONATEC

Perdões oferece cinco cursos

A maioria dos 150 jovens de Perdões que fizeram a pré-matrícula para os cursos do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) participaram da “aula inaugural”, na última segunda-feira 26/08, na Escola Municipal Padre Pedro Machado.

Durante a cerimônia, o Prefeito Fernando Piau voltou a destacar a importância de cursos profissionalizantes e de capacitação para os jovens da cidade. De acordo com ele, essas oportunidades podem garantir uma melhor qualidade de vida para os perdoenses. Piau também explicou que seu governo está em busca de infraestrutura para o Distrito Industrial para que novas empresas possam se instalar em Perdões e gerar emprego e renda para todos. Ele garantiu que este compromisso não está esquecido pela sua equipe.

Alguns professores selecionados pelo Instituto Federal de Minas Gerais se apresentaram durante a aula inaugural, inclusive Ricardo José da Fonseca, que faz parte da equipe de apoio do IFMG do campus de Formiga responsável pelo PRONATEC na nossa região. Ele explicou como os cursos irão funcionar, como será feito o procedimento para a efetivação da matrícula e falou também sobre a ajuda de custo que todos os alunos irão receber para custear as despesas de transporte e alimentação.

Pelas regras do PRONATEC, os alunos terão direito a R$8,00 por dia/aula. O dinheiroserá depositado diretamente na conta corrente do estudante a cada 15 dias. Porem, o professor Ricardo ressaltou a importância do registro da freqüência para que o jovem tenha direito a este benefício.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Maria do Socorro Rezende Freire, lembrou o esforço do Prefeito desde o começo do seu mandato para trazer esses cursos do PRONATEC para o nosso município. De acordo com ela, toda a equipe do governo Fernando Piau se empenhou para que esta oportunidade fosse dada aos jovens perdoenses.

O PRONATEC de Perdões terá cinco cursos: auxiliar administrativo, auxiliar de contabilidade, auxiliar de recursos humanos, bombeiro civil e cuidador de idosos. A equipe organizadora do curso lembra que todos os alunos devem providenciar a abertura de conta corrente para receber a ajuda de custo. Eles devem procurar a agência da Caixa ou os Correios, correspondente bancário do Banco do Brasil. As aulas começam, efetivamente, na próxima segunda-feira, dia 02 de setembro, às 19h, na Escola Municipal Padre Pedro Machado.