Jovem perdoense é medalha de ouro na Olímpiada de Matemática

EMOA também homenageia Mariana (medalha de bronze) e Hiago (menção honrosa na Obmep)

Apenas quinhentos brasileiros foram premiados com a medalha de ouro conquistada na Obmep, Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Entre eles estava um jovem de 13 anos de Perdões, aluno da EMOA, Escola Municipal Otaviano Alvarenga. Matheus Vitor Fernandes Pimentel é um dos 152 mineiros que conquistaram o primeiro lugar. Ele competiu com mais de 19 milhões de alunos de 46.728 escolas públicas de todo o país. Por causa desta grande conquista, Matheus esteve no Rio de Janeiro, na última quarta-feira, dia 19, para receber a medalha das mãos do ministro da Educação, Aloísio Mercadante e do ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp. O jovem Matheus estava acompanhado da diretora da EMOA, Jaqueline Mesquita, dos pais José Vitor e Amanda e do irmão Lucas.

Durante a cerimônia, Mercadante foi muito aplaudido ao anunciar que os medalhistas poderão participar do “Programa Quero Ser Cientista, Quero Ser Professor” sem ter que passar por processo seletivo. O programa dará 100 mil bolsas de estudo nas áreas de química, física, matemática e biologia. “Vocês vão receber uma bolsa R$ 150 por mês, mas a contrapartida é que terão que trabalhar com os monitores na escola, ter responsabilidade com os outros alunos, e terão um professor-tutor só para acompanhar o trabalho de vocês”, declarou o ministro da Educação. Ele disse ainda que as universidades federais vão dar apoio ao programa para servirem de estímulo adicional aos alunos, que ele chamou de elite da matemática brasileira.

Entre os medalhistas também estava o jovem cearense Ricardo Oliveira da Silva, da cidade de Várzea Alegre. Essa é a sexta vez que ele conquista uma medalha de ouro na Obmep. Ricardo conta que foi alfabetizado em casa, com a mãe, por ser cadeirante e morar longe da escola. No mês que vem, ele começa a faculdade de matemática no Ceará.

Para comemorar e homenagear o jovem Matheus, a direção da EMOA preparou uma grande festa para recebê-lo depois de sua viagem ao Rio de Janeiro. Na noite da última quinta-feira, Matheus e os jovens Mariana Camiliano e Hiago Marangon, também alunos da EMOA, e medalha de bronze e menção honrosa na Obmep, respectivamente, participaram de uma carreata pelas principais ruas de Perdões, depois de serem homenageados pelo prefeito Fernando Piau, pelo vice Frank, pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Maria do Socorro, por amigos e familiares.

A Prefeitura de Perdões parabeniza, mais uma vez, esses três jovens perdoenses que fazem parte da elite da matemática brasileira.