CASO URPA: Prefeito se reúne com secretário estadual de Saúde

SAMU sul de Minas também é debatido com Dr Fausto

  • Sexta-Feira, 18 de setembro de 2015
  • Saúde

O prefeito de Perdões Fernando Piau e a secretária municipal de Saúde, Elizane Bernardes Vilela, foram a Belo Horizonte, ontem(17), para uma reunião com o secretário estadual de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, a fim de encontrar uma solução para o caso da Urpa (Unidade Regional de Pronto Atendimento) de Lavras, que se recusava a receber pacientes das cidades vizinhas, como Perdões, Ribeirão Vermelho e Nepomuceno, alegando falta de recursos desses municípios para ajudar a manter a Unidade Regional. Prefeitos de todas as outras 10 cidades da microrregião também participaram da reunião na Cidade Administrativa cobrando uma posição do governo do Estado sobre esse caso e da situação da Saúde regional. O prefeito Fernando Piau já vinha explicando em seu programa semanal de rádio que a negativa da Urpa de Lavras em atender pacientes das cidades da região poderia agravar o quadro clínico de moradores que precisassem de um atendimento de urgência e emergência mais especializado. A secretária Elizane também foi ao “Fala, Prefeito!”, do último sábado (12), para esclarecer a população de Perdões sobre as consequencias daquela medida adotada pelo secretário de Saúde de Lavras, Leandro Moretti. Ele e o prefeito Silas Costas também participaram da reunião com o secretário estadual de Saúde. Dr. Fausto Pereira se comprometeu a atender algumas reivindicações dos 11 prefeitos da microrregião para melhorar a saúde da população que depende do SUS (Sistema Único de Saúde), incluindo o adiantamento de uma verba para a Urpa de Lavras - para que ela volte a atender os pacientes dos 11 municípios já nos próximos dias -, a abertura de uma “porta de entrada” para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) no Hospital Vaz Monteiro ou na Santa Casa de Lavras, e a estruturação de outros hospitais da região. Em entrevista ao “Fala, Prefeito”- que vai ao ar neste sábado (19) -, o secretário de Saúde de Lavras, Leandro Moretti, confirmou que a Urpa voltará a atender os pacientes da região e que uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde visitará os hospitais de Lavras, nas próximas semanas, para estudar outras possibilidades de melhorar o atendimento dos casos de urgência e emergência dos pacientes de Perdões, Nepomuceno, Ribeirão Vermelho, Itumirim, Ingaí, Luminárias, Itutinga, Carrancas, Ijaci, Bom Sucesso e Lavras. O prefeito Fernando Piau e a secretária de Saúde, Elizane Vilela, voltaram para Perdões com o sentimento de dever cumprido em prol não somente da população de nossa cidade como também de todos os moradores dos outros municípios da microrregião. Piau e Elizane estão esperançosos de que a situação da Urpa de Lavras seja normalizada nos próximos dias e confiam na Prefeitura da cidade vizinha para que essa negativa de atendimento não volte a se repetir e não prejudique os moradores da região.

Logo após a reunião, o secretário estadual de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, concedeu uma entrevista ao “Fala, Prefeito” que também será veiculada neste sábado (19) às 11 e meia da manhã e depois estará disponível no site da Prefeitura: www.perdoes.mg.gov.br

Esse site usa cookies. Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Política de Privacidade