Alunos do NAI entregam trabalho sobre Educação Patrimonial

''Perdões, eu conheçou, eu valorizo''

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Perdões entende quea Educação Patrimonial é um trabalho que deve envolver todos os segmentos que compõem a comunidade, visando a preservação dos marcos e manifestações culturais, compartilhando responsabilidades e esclarecendo dúvidas, conceitos e, ao mesmo tempo, divulgando trabalhos técnicos pertinentes e seus resultados. Com esta preocupação de preservar o Patrimônio Histórico e Cultural da Cidade da Amizade, o Departamento Municipal de Cultura está desenvolvendo o projeto de “Educação Patrimonial” com pelo menos 4 escolas do município: Escola Municipal José Norberto de Andrade, Escola Municipal Padre Pedro MachadoEscola Cenecista Dulce Oliveira e NAI (Núcleo de Aprendizado Integral). Neste primeiro momento, o projeto focou na história do prédio onde funcionou o primeiro Fórum da Comarca de Perdoes, onde hojeestá o Museu Municipal Joaquim de Bastos Bandeiras e a rádio Vert Sul FM. Os alunos do ensino fundamental I e II do NAI foram os primeiros a entregar os resultados das pesquisas e dos estudos ao Departamento de Cultura. Na manhã da última quarta-feira (07/08), as turmas das professoras Cristiane Fagundes e Lucimar Aparecida Santos Carvalho se encontraram, na própria escola, com a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Maria do Socorro Rezende Freire, com o Diretor do Departamento Municipal de Cultura, Rodrigo Fidelis e com Amaury Donizete Leite, chefe de divisão do Patrimônio Cultural. A professora Cristiane Fagundes explicou que, primeiro a criança precisa conhecer e estudar os patrimônios Cultural e Histórico de Perdões para depois valorizá-los e foi isso o que aconteceu com a sua turma. Ela disse que os alunos ficaram fascinados com as histórias dos prédios públicos de Perdões e que, apesar de o projeto estar voltado para o primeiro Fórum, os alunos tiveram a curiosidade de estudar os outros bens do patrimônio, como a Biblioteca Municipal (primeira Prefeitura) e as Igrejas tombadas. Na avaliação da professora Lucimar Carvalho, os seus alunos também ficaram encantados com o projeto de “Educação Patrimonial”, principalmente com o encontro que eles tiveram com Dona Olinda Teixeira, durante visita ao Museu Municipal. “Eu gostei muito do projeto, aprendemos sobre o patrimônio e assim queremos preservá-lo”. Foi o que disse a aluna Alice Ferreira Alvarenga, do 3º ano. Durante o desenvolvimento do trabalho sobre o Patrimônio Histórico e Cultural de Perdões, os alunos do NAI confeccionaram o panfleto “Perdões, eu conheço, eu valorizo”com informações sobre esses bens valiosos da nossa cidade e o distribuíram pelos principais ruas do centro. O Departamento Municipal de Cultura diz que uma das ações do projeto de “Educação Patrimonial” é sensibilizar e conscientizar as pessoas para a preservação do patrimônio cultural a concretização de projetos que envolvam cultura e educação. Durante o encontro de quarta-feira, o aluno Gustavo Alvarenga Marzoque, do 7º ano, de 12 anos, apresentou a sua poesia sobre o projeto.