Alunos da escola Padre Pedro entregam projeto Educar

Valorização do passado de nossa querida “cidade da amizade”

Em mais uma etapa do Projeto Educar - de Educação Patrimonial - os alunos da Escola Municipal Padre Pedro Machado organizaram uma cerimônia, na manhã da última quarta-feira, para entrega dos trabalhos do Departamento Municipal de Cultura. Com a presença do prefeito Fernando Piau, os alunos exibiram uma maquete do prédio onde hoje funciona o Museu Municipal Joaquim de Bastos Bandeira, num trabalho ousado e criativo. De acordo com o diretor do Departamento de Cultura, Rodrigo Fidelis, o projeto Educar consiste em consiste em diversas atividades de educação patrimonial, tais como: a aula introdutória, onde um professor da própria escola explica os conceitos básicos de patrimônio histórico, da importância em preservar nosso patrimônio. Já na segunda etapa são realizada palestras com pessoas envolvidas neste contexto, visitações ao prédio do Museu e o projeto termina com a realização de uma feira e entrega dos trabalhos realizados como aconteceu na quarta-feira. O chefe de seção do patrimônio histórico, Amaury d. Leite, explica que a política de ação e preservação do patrimônio histórico de perdões começa pelas crianças, mas envolve toda a comunidade. Por isto, ele ressalta a importância da participação de pais, irmãos e de toda a família neste projeto que é valorizar o passado de nossa querida “cidade da amizade”. A Secretária Municipal de Governo, Lenir Alvarenga, também elogiou o resultado do trabalho dos alunos do Padre Pedro. De acordo com ela, o Projeto Educar tem resgatado a história de Perdões e projetando um futuro onde todos os cidadãos terão orgulho da preservação e conservação dos bens tombados pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Perdões. Rodrigo Fidelis também lembrou que a Escola Padre Pedro é a segunda a entregar o Projeto Educar. No dia 7 de agosto, os alunos do NAI apresentaram o s trabalhos. Ontem, (23/08), foi a vez dos alunos da Escola Municipal José Norberto de Andrade. O resultado e as fotos você confere na próxima edição do Jornal Voz. Pelo cronograma do Departamento Municipal de Cultura, neste primeiro momento o projeto focou a história do prédio onde funcionou o primeiro Fórum da Comarca de Perdões, onde hoje está o Museu Municipal Joaquim de Bastos Bandeiras e a rádio Vert Sul FM. A diretora da Escola Municipal Padre Pedro Machado, Glícia A. Andrade e Silva Pinheiro, diz que a maquete que retrata o prédio do Museu de Perdões está em exposição na agência da Caixa Econômica Federal. A obra é do aluno José Lucas, do 5º ano, turma da professora Dulce Helena.