100 Dias de Governo

Secretaria de Agricultura

Agricultura

- Participação do programa de aquisição de alimentos - PAA do Governo Federal. Este programa consiste na compra de alimentos da agricultura familiar com dispensa de licitação para distribuição a pessoas em situação de insegurança alimentar e a entidades da rede sócio assistencial. Em parceria com a Assistência Social (Sandro) e as associações de produtores rurais: Cerrado, Represa, Pavão, Lagoa, Serra do Peão, Retiro, Custodinho e Machado. Estamos dando andamento neste programa com reuniões com a Emater (Flora), com as associações rurais e também com a CONAB em Belo Horizonte onde foi dado um curso de treinamento para todos os presidentes destas associações. Nosso Objetivo é divulgar o programa e mobilizar os agricultores familiares a terem acesso ao PAA, prestando assistência a eles. Orientando e elaborando projetos conforme a demanda de alimentos das entidades beneficiárias e a capacidade de produção dos agricultores assistidos. Aquisição de botijão de sêmen - Em convênio com a EMATER, a prefeitura ganhou um botijão de sêmen e uma moto para atender os produtores rurais. Foi realizado um curso de inseminação artificial na cidade de Muzambinho pelo produtor rural Bruno Cristian Ferreira da comunidade do Cerrado, onde este já está inseminando seu rebanho e de produtores circunvizinhos.

Matadouro Municipal

- Foram feitas melhorias e reformas na parte hidráulica, inclusive reforma da caixa d’água de 10.000 litros. - Feitio de canaletas de alvenaria para conduzir dejetos da limpeza. - Colocação de porteira para atender somente os funcionários envolvidos na matança. - Reforma das bancadas de ferro na linha de matança. - Acompanhamento do termo de ajuste de conduta nº 68.2015, perante o Ministério Público do Trabalho. - Acompanhamento da etapa do Licenciamento Ambiental, juntamente com o biólogo Luciano Santos Rodrigues.

Centro Veterinário

Está em andamento a implantação do centro de controle de zoonose e clínica veterinária de pequenos animais na antiga creche Igor no bairro Novo Horizonte. - Vamos prestar uma orientação à população das principais doenças dos animais domésticos que possa afetar o homem (zoonose). - Consulta veterinária para os pequenos animais ( cães e gatos), fazendo castração e colocando chip para sua identificação e rastreamento. Conseqüentemente diminuir o número de cães soltos nas ruas.

Participações em cursos, reuniões e encontros

07/02 - Reunião com o sindicato rural de Perdões, abordando o programa café mais forte. 20/02 - Reunião com a extensionista Flora da Emater de Lavras na câmara Municipal de Perdões. 07/03 - Reunião com o Sindicato dos Produtores Rurais onde foi abordado a reimplantação do INCRA no município. 14/03 - Curso na CONAB em Belo Horizonte juntamente com os presidentes das Associações dos Produtores Rurais. 20/03 - Chegada do técnico extensionista da EMATER exclusivo para Perdões o Sr. Belchior. 23/03 - Reunião com as associações dos produtores rurais, com o Sandro da Assistência Social, Sr. Higino e Elaine com o objetivo de criar a associação feminina dos produtores rurais. 23/03 - Encontro de secretários municipais do meio ambiente em Lavras. Organizado pela Policia Militar. Abordaram os temas: conflitos urbanísticos no parcelamento do solo e contratos sustentáveis. 24/03 - Encontro dos agraciados do botijão de inseminação artificial e de uma moto. No município de Muzambinho houve palestras de melhoramento genético da bovinocultura leiteira. 05/04 - Reunião com a comunidade feminina da Serra do Peão onde foi abordado a importância da Associação Feminina dos produtores rurais. 10/04 - Reunião com o biólogo Luciano Santos Rodrigues, onde estamos dando andamento no licenciamento ambiental do matadouro.