Acesso Rápido

Prestação de contas

Licitações

Editais e Contratos

Diário oficial

Iluminação Pública

Portal da transparência    

Notas fiscais    

PREVIPER    

Secretarias

Saúde - Vigilância Sanitária


 

Serviço de Vigilância Sanitária

 

 


 

 

Entende-se por Vigilância Sanitária um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde, e de intervir nos problemas sanitários decorrentes de nosso ambiente, da produção e da circulação de bem e da prestação de serviços de interesse à saúde (Lei 8080/90, art. 6º inciso XI § 1º).

A Vigilância Sanitária de Perdões dispõe de técnicos para suas ações como: Médico veterinário, Enfermeiro, Farmacêutico, Dentista e Inspetores Sanitários (nível médio).

O controle nos estabelecimentos de saúde, farmácias e alimentos são realizados pelos técnicos competentes. Quando um estabelecimento faz um requerimento solicitando inspeção sanitária, os técnicos vão ao local, verificam as condições de funcionamento e emitem o Relatório de Inspeção, onde é descrito as condições em que se encontram o estabelecimento e possíveis adequações, quando for o caso. Se o estabelecimento estiver satisfatório e apresentar toda documentação necessária, o Alvará Sanitário é expedido. Os produtos sujeitos a controle sanitário são fiscalizados periodicamente pelos técnicos, observando validade e condições dos mesmos, ou cumprindo determinações da VISA estadual ou ANVISA.

As fiscalizações do meio ambiente são realizadas através de denúncias feitas pela população por escrito, na Vigilância Sanitária Municipal. Lembrando que outras denúncias referentes a outros assuntos, obedecem ao mesmo protocolo.

Quanto ao exercício profissional, a Vigilância Sanitária verifica nas inspeções rotineiras se os funcionários se submetem à exames médicos periódicos e suas condições de trabalho. Quando o estabelecimento exige a presença de um Responsável Técnico, é verificado se o mesmo está presente e com Certificado do Conselho de Classe.

 

 

Rua Dulce Oliveira - Centro

Tel.: 35 3864-7246

Tempo em Perdões

Enquete