Acesso Rápido

Prestação de contas

Licitações

Editais e Contratos

Diário oficial

Iluminação Pública

Portal da transparência    

Notas fiscais    

PREVIPER    

Notícias

13/04/2017
100 Dias de Governo
Saúde - Não Vinculada

100 Dias de Governo

Secretaria de Saúde


Prestação de contas da Secretaria Municipal de saúde de Perdões: 100 dias de gestão.

Na intenção de melhorar a assistência em saúde de Perdões, algumas atitudes pontuais já foram tomadas pelo atual Gestor de Saúde, nestes primeiros 100 dias de governo.
Umas das primeiras medidas foi reabastecer com medicamentos a farmácia básica, o Prefeito Hamilton Resende autorizou uma compra de mais de 160.000,00 (Cento e sessenta mil reais) em medicamentos básicos para distribuição aos perdoenses. A gestão 2017/2020 se absteve de realizar o carnaval para investir o recurso em medicamentos para a população.
Renovamos o contrato com o Consorcio de Saúde (CISMARG), para ofertar exames e consultas especializadas, já estamos encaminhando pacientes para consultas oftalmológicas em Lavras com Dr. Mansur e neurologia, ecocardiograma, teste ergométrico e endoscopia são encaminhados para Santo Antônio do Amparo.
Contratamos também algumas especialidades médicas através da Secretaria Municipal de saúde que estão atendendo consultas no município de Perdões como:
Atendimento Ambulatorial móvel da ACCCOM para consulta de prevenção do câncer de pele na praça do Bradesco sábado passado.
- Criação do Conselho Gestor.
- Dr. Ednaldo ortopedista, que antes só atendia encaminhamentos de urgência e consultas na Santa Casa por Convênio.
- Dra. Ana Claudia Otorrinolaringologista.
- Dr. Arilson Urologista.
- Dr. Talita ginecologista.
- Dr. Bruno clinico geral para apoiar os PSFs em férias e licenças dos médicos.
- Estamos contratando mais um clinico Geral para atender no posto central.
Estamos trabalhando para contratar;
- Dr. Marcelo Angiologista
- Dr. Alisson oftalmologista.

Programa saúde da família
Temos 6 equipes de PSF implantadas no município e duas unidades de saúde. Estamos reformulando o funcionamento destas unidades; os PSF não fecham mais em horário de almoço, estamos implantando protocolos de atendimentos padronizados e para isso foi criado um conselho de gestores de todos setores da secretaria de saúde para discutir, avaliar e trabalhar juntos para organização e unificação do sistema. Neste conselho de gestores, também foi convidado a participar a equipe da Santa Casa para que a saúde de Perdões não seja fragmentada e sim compartilhada em todos seus seguimentos.

Epidemiologia:
Busca ativa, monitoramento e vacinação em toda área Rural, com orientações sobre o vetor transmissor da febre amarela. Vacinação de febre amarela em empresas e Unidades de Saúde em dia de (sábado) para atendimento a população, totalizando mais de 5200 pessoas vacinadas.
Realizações de reuniões do Comitê da Dengue para elaborar cronograma e ações de combate ao vetor aedes aegypti, realizando parcerias com órgãos responsáveis pelo município e vários segmentos da população. A partir dai resultou um “Plano de contingência do Enfrentamento da Dengue” com a participação da Secretária de Educação, Jaqueline Pinheiro Carvalho, Secretário de Assistência social Sandro Francisco de Oliveira, Secretário de obras Rogério Barros, Vereadores, Policia Militar, Coordenações de Epidemiologia, PSF e Dengue. Estamos realizando mutirões de limpeza nos bairros da cidade com uma força tarefa que estão recolhendo lixos nas casas e lotes vagos com total de 33 caminhões de lixo de risco retirados de janeiro a março.

Capacitação dos Motoristas:
No início do ano realizamos uma reunião com todos motoristas da secretaria de saúde e detectamos que a maioria não tinha licença para transporte de pacientes, perante isso estamos ofertando um Curso de capacitação, e todos já estão finalizando este curso que está sendo realizado em Varginha. Com isso, conseguiremos legalizar a situação de todos motoristas que transportam pacientes em ambulância e transporte coletivo da secretaria de saúde e transporte.
Todos os motoristas trouxeram suas experiências, ideias e críticas para melhor funcionamento.
O representante do COSEMS (Conselho de Secretários municipais de saúde pública em Minas Gerais) esteve presente em Perdoes para unificar o diálogo entre os secretários de saúde municipal, estadual e federal e mostrar os desafios a serem superados na área de saúde, com trabalho e respeito a população.
Reunião na UFLA, juntamente Secretário de agricultura de Perdões e equipe da Emater. Palestra sobre o risco dos agrotóxicos nas lavouras.

Vigilância Sanitária.
Estamos cadastrando todos os estabelecimentos comerciais de Perdões e nossos técnicos estão fiscalizando e orientando os proprietários quanto aos riscos de contaminação de produtos alimentícios, cosméticos e afins. Realizam ações educativas com orientações relacionadas aos produtos para a consumo da população com divulgação em jornais.

PSF
Os PSF estão funcionando em horário integral, foram realizados vários remanejamentos de funcionários para melhor funcionamento das unidades, redivisão das áreas dos ACS para facilitar o fluxo, reuniões periódicas com equipes para adequar o serviço.
As especialidades medicas que eram marcadas na secretaria de saúde passaram a ser marcadas nas unidades de PSF.Os grupos de tabagismo a partir de 27 de abril serão realizados nas unidades de PSF.

TFD. Tratamento fora do domicilio.

Emendas parlamentares:
- 490.000,00 Duas Vans.
- Uma Splinter para transporte de hemodiálise com aparelho dvd, ar condicionado e mais conforto aos pacientes.
- Uma Splinter para transporte de pacientes para Belo horizonte, Varginha e Alfenas.
- Um automóvel 0 km para substituir o atual do PSF rural.
- Um automóvel 0 km para substituir o atual da fisioterapia.
- Equipamentos para dar suporte ao setor odontológico.

Consultas e exames realizados até o momento.
Urologia – 74
Ortopedia – 45
Neurologia – 30
Endocrinologista - 195
Cardiologia – 300
Gastroenterologista – 12
Cirurgia geral – 28
Cirurgia ginecológica – 2
Cirurgia geral ortopedia – 18
Eco cardiograma - 23
Oftalmologia – 90
Endoscopia – 19
EEG – 13
Teste ergométrico – 16
Tomografia – 16
Ressonância Magnética – 07

Viagens transportando pacientes em consultas medicas especializadas, oncologia, exames de alta complexidade, doadores de sangue, prótese auditiva e hemodiálise.
Barretos – 2
Carmo da Mata - 2
Poços de Caldas – 3
Pouso Alegre – 2
Nepomuceno – 1
São Sebastiao do Paraiso – 5
Belo Horizonte - 79
São Paulo – 27
Campinas – 6
Bauru – 2
Alfenas – 26
Varginha – 95
Oliveira – 18
Lavras – 53
Divinópolis – 15
Campo Belo – 7
Barbacena – 1
Santo Antônio do Amparo – 7

Tempo em Perdões

Enquete